Olá, o meu nome é Paula Moreira, tenho 25 anos e venho dar o meu testemunho relativamente ao curso que tirei de Auxiliar de Educação Infantil no ano de 2020, em Penafiel, pelos Centros de Formação Talento e com o formador Daniel Ribeiro.

Desde sempre adorei cuidar e brincar com crianças mas nunca tive a possibilidade disso. Infelizmente, não tive a sorte de arranjar emprego e tanto andei, tanto as pessoas me disseram que eu tinha vocação para isso, que certo dia decidi investir no meu sonho e tirar esta formação.

Uma prima minha falou-me dos Centros de Formação Talento que decidi pesquisar e decidi pelas propostas que me disseram tirar lá o curso!

Na formação, fui muito bem recebida pelo meu formador Daniel Ribeiro, este que me foi ensinando como trabalhar na área de auxiliar de educação infantil, a cada dia ia aprendendo mais e mais, tanto com a matéria dada como certos feedbacks que o formador ia dando do dia a dia dele, pois ele trabalha com crianças, como trabalhos propostos na formação, vídeos, entre outros… Tive a sorte de ter um excelente profissional a ensinar-me, ele foi uma mais-valia para o meu dia a dia a lidar com as crianças.

No dia 11 de janeiro de 2021 iniciei o meu estágio, na EB Acácio Lino em Travanca. Ao início senti um pouco de receio se iria conseguir cumprir as minhas obrigações e pôr em prática tudo o que aprendi, também senti receio que as crianças não me ligassem nenhuma ou que me fossem estranhar, mas surpreendi-me, mal cheguei no meu primeiro dia fui muito bem recebida tanto pelas crianças como pelos educadores, auxiliares e coordenadora da escola! Fiquei com os meninos dos 3 aos 6 anos. Foi uma sensação incrível sentir que fazia parte daquela família. Ajudei a dar o lanche da manhã as crianças, o almoço lanche da tarde, ajudei a educadora na sala de aula, fizemos trabalhos com os meninos, contamos histórias, vimos filmes educativos, fizemos relaxamento, brincamos no recreio, onde eu muita das vezes me sentava no chão e deixava eles brincarem com o meu cabelo, deixando eu ser a “doente” deles e eles serem os médicos, andei no escorrega com eles, entre outros. Passamos bons momentos! Transmiti afeto para as crianças, afeiçoei-me a cada uma delas e elas a mim! Como prova disso, hoje dia 18 de maio, o dia que terminei o estágio, as lágrimas vieram-me aos olhos na hora da despedida e tive meninos que aconteceu o mesmo, e cada um deles ao irem embora deram me cada abraço que nunca queria que acabasse. Tive presentes deles, colares, pulseiras, desenhos, ramos de flores, tudo feito por eles que me encheram o coração! Mas o meu maior presente foi conhecer estas maravilhosas crianças e saber que contribuí para o crescimento delas! Posso dizer que foi dos melhores momentos da minha vida! Agradeço às auxiliares que sempre me ajudaram, foram impecáveis comigo, e às educadoras que foram incríveis! Cresci enquanto profissional mas, acima de tudo, cresci enquanto pessoa!

Obrigada aos Centros Formação Talento pelo bom espaço apresentado para a formação e pelo profissionalismo, que em meados da pandemia teve tudo consoante as regras.

Não podendo deixar passar um grande OBRIGADO ao formador Daniel Ribeiro pelo seu bom humor, por vir sempre bem-disposto e nos deixar à vontade durante a aula, por simplificar as coisas, por ser um excelente profissional, por saber lidar com cada uma de nós, por nos ensinar tão bem por tudo e mais alguma coisa!

As minhas companheiras da formação só tenho a dizer que foi incrível compartilhar este momento com vocês!

Auxiliar de Educação Infantil – Penafiel