Olá, o meu nome é Liliana Dias, com este testemunho tenho como principal objetivo enunciar que frequentei o curso de Auxiliar de Educação Infantil em 2020, disciplinado no Centros de Formação Talento, cujo formador foi Daniel Ribeiro.

Desde muito nova que tenho um carinho diferente por crianças, algo muito especial, mas devido a causas económicas após a conclusão do meu 9ºano de escolaridade, tive a necessidade de trabalhar, porém não estava na área que me dava tanto entusiasmo com gostaria.

Em 2020 fiquei desempregada, e senti a necessidade de procurar algo de modo a melhorar o meu bem-estar, e o meu nível de vida. Comecei então, por fazer inúmeras pesquisas acerca do meu trabalho de sonho, até que encontrei o curso de Auxiliar de Educação Infantil, onde batalhei de modo a alcançar o meu grande objetivo.

Comecei a formação e dia após dia adquiria mais informação, algo útil, cativante, agradável. Elementos estes que em nenhum momento teria imaginado e confesso que conforme fui aprendendo começou a fazer tudo mais sentido, e a ter mais lógica.

O meu formador, Daniel Ribeiro, deu-nos bastantes feedbacks, pois este trabalhava com crianças todos os dias e partilhou connosco inúmeras coisas, desde atividades a experiências, e isto foi uma mais-valia para ter chegado onde cheguei hoje.

No final do ano de 2020 iniciou-se o meu estágio na Creche Santo António dos Capuchinhos, da Santa Casa da Misericórdia em Penafiel.

Admito que tive receios, pois era um membro novo naquela instituição, e as crianças podiam estranhar o facto de ver uma cara diferente podendo acabar por não se habituar a mim, tanto as crianças como as minhas colegas de trabalho, poderiam ficar reticentes em relação a mim, pois este é um trabalho bastante delicado e requer muita atenção e dedicação, mas isso não ocorreu, interagimos todas e demo-nos a conhecer. Felizmente, perdi todos esses receios no primeiro dia, as crianças e as minhas colegas foram bastante agradáveis.

Fiquei com o berçário e com as salas desde o primeiro ao terceiro ano de idade, em que me perguntaram se tinha preferência na sala em que ficaria, mas eu não tinha qualquer preferência. No berçário não interagem tanto mas têm um modo diferente de transmitir o seu afeto, em que temos sempre a tendência de os proteger pois estes são indefesos. Relativamente, às crianças com um ano de idade, estas interagem de uma maneira diferente e podemos brincar com estas.

Os dias foram passando, e ao decorrer deste fui me afeiçoando mais a todos e eles a mim, partilhávamos um grande afeto, adoravam que eu lhes contasse histórias e que brincasse com eles.

Aqui cresci enquanto pessoa e profissional, ensinei, aprendi e reforcei competências no âmbito do trabalho em equipa, acredito que diferentes pontos de vista contribuem para um melhor trabalho, desenvolvi competências de organização, empatia pelo outro (utente ou colega), capacidade de decisão e iniciativa de resolver problemas imergentes do dia-a-dia em que é necessária uma resposta imediata.

Após ter terminado o curso e o estágio sinto-me uma pessoa realizada e preparada para entrar no mercado de trabalho, em que me irei sentir feliz por trabalhar na área que sempre sonhei.

Tenho de agradecer aos Centros de Formação Talento pela oportunidade fornecida de me formar na área que sempre desejei.

Agradeço também ao formador Daniel Ribeiro pela sua paciência e simplicidade e pela sua boa disposição trazida todos os dias, não me esqueço das minhas colegas, éramos quatro, mas unidas.

Auxiliar de Educação Infantil – Penafiel