covid-19 comunicado

 

COMUNICADO

SARS-CoV-2 (Covid-19)

RENOVAÇÃO DA SUSPENSÃO DAS FORMAÇÕES PRESENCIAIS ATÉ NOVAS INFORMAÇÕES DO GOVERNO

Caros Formandos,

No dia 13 de março de 2020, seguindo as resoluções do Governo e da Direção Geral da Saúde, nomeadamente o artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, os Centros de Formação Talento, por comunicado, decidiram suspender todas as formações em contexto de sala de aula, com efeitos, a partir do dia 16 de março, até ao dia 9 de abril de 2020.

Ademais, no dia 18 de março de 2020, foi decretado o Estado de Emergência, do Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, com efeitos a partir do dia 19 de março até ao dia 2 de abril, o qual foi renovado, até ao dia 17 de abril de 2020.

O Decreto lei n.º 2-A/2020, no seu artigo 9.º, vem corroborar a obrigação de suspensão de todas as aulas presenciais, quando refere que são suspensas todas as atividades de prestação de serviços em estabelecimentos abertos ao público, no qual nos enquadramos.

Neste sentido, não só pela obrigação legal, como também pelo dever cívico e moral, mantemos a suspensão das aulas presenciais, até serem disponibilizadas novas informações do Governo.

Assim sendo, quando se reunirem as condições de segurança pública e o Governo der autorização a todos os Estabelecimentos de Ensino e Centros de Formação para prosseguirem com a sua atividade, entraremos em contacto com todos os nossos formandos, com a devida antecedência, informando os mesmos das respetivas datas de regresso às formações presenciais.

Aproveitamos o presente meio, para comunicar que a Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, através do artigo 9.º n.º 6 do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de Março, veio informar as Entidades Formadoras Certificadas que “as atividades de formação presencial poderão ser substituídas por atividades de formação a distância e/ou que promovam a continuidade do contacto com os formandos e o seu acesso aos recursos formativos, quando tal for possível e estiverem reunidas condições para o efeito, com as devidas adaptações aos recursos e experiência que as entidades e os formandos dispõem”.

Renovamos o nosso pedido de compreensão a toda a nossa comunidade pedagógica, para que possamos ultrapassar esta situação unidos e focados na proteção individual e do próximo, na expectativa de podermos regressar rapidamente ao normal do nosso quotidiano, de uma forma segura e consciente, e a todas as atividades de formação que são tão importantes para todos nós.

Ademais, aconselhamos a que todos adotemos as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que concerne às medidas de higiene e etiqueta respiratória, para reduzir a exposição e transmissão da doença e que respeitemos todas as medidas decretadas no âmbito do Estado de Emergência.

Agradecemos a compreensão, colaboração e humanidade que toda a nossa comunidade pedagógica tem demonstrado.

Estamos unidos e regressaremos mais fortes!

Atenciosamente,

A Direção dos Centros de Formação Talento

6 de abril de 2020


CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O COMUNICADO ANTERIOR RELATIVO À SUSPENSÃO DE AULAS